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Técnicas simples e eficientes para relaxar

Vivemos na agitação e troca de informações quase que em tempo integral, e mesmo longe do trabalho e das obrigações rotineiras caímos na armadilha da ansiedade que consequentemente tem altas chances de chegar a um nível de estresse alto, resultando muitas vezes em depressão.

Se você procura algumas mudanças, mesmo que simples no seu dia a dia para recarregar as energias e manter o equilíbrio da mente, saiba que existem técnicas fáceis porém eficazes.


1.    Fazer uma contagem regressiva, olhando para cima: parece um exercício demasiado simples, mas esta técnica permite aumentar a concentração. A contagem deve ser feita de forma decrescente, começando em 60 e terminando em 1. Ao olhar para cima, estimula o sistema nervoso e ajuda a reduzir a pressão arterial.

2.    Comer um pequeno lanche: parece uma dica sem lógica, mas parar o que se está a fazer para lanchar é um bom método de relaxamento. O próprio ato de mastigar ajuda os músculos do pescoço a relaxar. No entanto, é importante escolher o lanche correto – de preferência algo saudável e energético, com tempo para saborear.

3.    Anotar as preocupações: manter um diário ou caderno onde podemos escrever tudo e mais alguma coisa, é uma excelente forma de aliviar o stress, pois, permite-nos definir prioridades e dizer "não preciso de resolver tudo agora". 

4.    Bola de tênis: se possível, coloque uma bola de ténis entre as costas e uma parede de forma a massajar a zona. É importante para relaxar os músculos das costas. Este exercício é mais fácil de fazer em casa, mas se precisar de aliviar a tensão acumulada durante o horário de trabalho.

5.    Relaxar: a contração involuntária dos músculos é uma das consequências da ansiedade, o que provoca tensão e desconforto. Pode começar pelas pernas e fazer aquilo que se chama de descontração progressiva, alongando as pernas, os braços, o pescoço e as mãos. 

6.    Controlar a respiração: um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. Quanto mais a mente fica conturbada, maior será a sensação de ansiedade. Tentar controlar a respiração é uma forma de baixar o ritmo cardíaco e, por sua vez, diminuir a ansiedade.

7.    Não fazer absolutamente nada: após 50 minutos de trabalho é importante parar e não fazer absolutamente nada. Ficar 60 segundos sem fazer nada, com os olhos fechados ou apenas a olhar para o vazio ou pela janela, é uma forma de abstrair a mente do trabalho que está a ser desenvolvimento. Durante estes 60 segundos, é crucial "limpar a mente" para que no regresso às tarefas, possa ver a situação em causa com outros olhos que não os do stress.