Mondial

Ver todos os resultados

Como aproveitar 100% dos alimentos

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, queremos trazer informações que possam ser utilizadas de forma simples, mas que façam toda diferença para uma geração antenada e que valoriza o alimento que nos é fornecido.

Os alimentos atualmente tomaram uma frente de conhecimento, e se alimentar bem é sinônimo de conhecer suas propriedades e a melhor forma de consumi-los. Mas infelizmente ainda há muitos alimentos que são desperdiçados por mal armazenamento como também não são utilizados em seu todo.

Vários chefs de cozinha renomados também possuem essa filosofia de vida: em uma boa cozinha nada é desperdiçado. Então veja as dicas para colocar em prática.

Partes de alimentos que são descartados, mas não deveriam:

- Folhas: Cenoura, Beterraba, Batata Doce, Nabo, Couve-flor, Abóbora, Mostarda, Hortelã e Rabanete.

- Cascas: Batata inglesa, Banana, Tangerina, Laranja, Mamão, Pepino, Maçã, Abacaxi, Berinjela, Beterraba, Melão, Maracujá, Goiaba, Manga, Abóbora.

- Talos: Couve-flor, Brócolis, Salsa, Agrião e Beterraba.

- Sementes: Abóbora, Melão e Jaca.

Dicas para diminuir o desperdício

- Comprar bem: evite excessos e escolha alimentos da safra, que possuem maior teor nutricional e durabilidade e menor quantidade de agrotóxicos.

- Armazene os alimentos em locais limpos e na temperatura certa. Você pode colocar em saquinhos fechados para melhor armazenamento ou até congelar e usar em até um mês.

- Higienização: frutas, verduras, legumes, cascas, talos, sementes e folhas devem ser lavados um a um em água corrente e depois higienizados em solução de hipoclorito de sódio. Assim eliminará microrganismos.

-  Modo de preparo: não retire as partes consideradas não convencionais ou utilize-as para outras receitas. Na hora do preparo seja cauteloso e prepare apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família.

Pensou que não ia ter receitinha? Essa é fácil, nutritiva e saborosa! Anota aí.

Requeijão com talos de couve

                                        

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de talos de couve picados
  • 2 xícaras (café) de vinagre
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de sal

Modo de Preparo:

Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de couve. Reserve. Junte o vinagre ao leite fervido e deixe coalhar. Coe o leite e leve ao Multi-Mixer Premium Inox http://goo.gl/yllzwX da Mondial, acrescentando a margarina e o sal. Bata até ficar cremoso. Acrescente os talos refogados e misture. Sirva com torradas.